Desvendando o Código Genético

O artigo "Desvendando o Código Genético: Um quebra-cabeça que começa a ser montado", descreve sobre o novo passo após o sequenciamento do genoma humano: descobrir como as proteínas funcionam, são reguladas, quais são os seus genes e suas estruturas.
Muito interessante o artigo pois apresenta os passos principais passos, como: os EST (Express Sequence Tags/Sequências que são expressas), da pesquisa de homólogos, de onde o gene esta e da análise da expressa gênica de forma direta.

Resumo:

Os genes são as unidades biológicas responsáveis em determinar as características de um organismo. Apesar de atualmente conhecermos como as informações contidas nos genes são codificadas em proteínas, muitas dessas proteínas / genes não possuem uma função conhecida. Como descobrir a(s) função(ões) de uma proteína codificada por um determinado gene? Proteínas podem ter funções enzimáticas, estruturais ou de reserva, a que iremos nos referir nesta discussão, como funções bioquímicas. Contudo, funções bioquímicas estão encaixadas em um contexto mais amplo, como por exemplo: proteínas participam de processos de regulação celular, de defesa, de tolerância a estresses, etc, os quais serão referidos neste texto como função biológica de uma proteína. Este artigo tem por objetivo descrever alguns dos mecanismos utilizados para o estudo da função bioquímica e biológica de proteínas codificadas por um gene ou em grande escala, por grupos de genes.

O artigo pode ser lido aqui ou em pdf .