Genoma - O código da vida

A Editora Duetto, a que publica a Scientific American no Brasil, lançou uma edição especial sobre o Genoma.
Ela possui informações principalmente sobre o genoma, genes, doenças genéticas e sobre o envelhecimento.
As matérias são bem ilustradas e escritas e não tratam do tema superficialmente, mas usando uma abordagem mais profunda, conhecida pelos leitores da Scientific American.

A capa da revista:

E para mais informações, clique aqui.

Introduction to Algorithms - Lecture Notes

No desenvolvimento de soluções para problemas na bioinformática são utilizados diversos algoritmos e estruturas de dados, podendo citar: as tabelas hash, árvores e comparações de seqüências.
O conhecimento do funcionamento destes algoritmos e estruturas de dados se faz necessário para se fazer a melhor escolha para o uso ou implementação deles.

O livro Introduction to Algorithms, é uma coletância dos principais algoritmos existentes, com uma explicação sobre cada um deles.

Caso deseje conhecer o conteúdo do livro e suas notas de aula, recomendo a leitura das suas notas de aula.

How do researchers trace mitochondrial DNA over centuries?

Artigo descrevendo como os cientistas rastreiam o RNA mitocôndrial para verificar onde as espécies surgiram e como se espalharam ao redor do mundo.

Pode ser lido aqui

15 Answers to Creationist Nonsense

Artigo publicado na Scientif American apresenta um conjunto de quinze respostas as principais indagações dos defensores do criacionismo sobre a teoria da evolução.

Perguntas do tipo: "Porque ainda existem macacos já que o homem evoluiu deles" ou afirmações: "A evolução não é ciência porque não pode ser testada" são respondidas.

O artigo pode ser lido em aqui.

Capítulos de Livros

Dois livros indicados para os iniciantes na Bioinformática são: Developing Bioinformatics Computer Skills e Beginning Perl for Bioinformatics.

Ambos livros são publicados pela editora O'Reilly, na qual é muito conhecida e conceituada.

Ela disponibiliza o primeiro capítulo do livro Developing Bioinformatics Computer Skills neste endereço e o décimo capítulo do livro Beginning Perl for Bioinformatics neste endereço.

Genética pode impedir mosquito de espalhar malária

Divulgado na BBC: Cientistas britânicos e americanos acreditam poder modificar geneticamente uma bactéria que afeta o mosquito da malária para impedir os insetos de espalharem a doença.

Pequeno tutorial para instalação do LAM-MPI

A medida que a Bioinformática avança, um número ainda maior de informações biológicas são incorporadas às análises, assim como novos algoritmos são utilizados, necessitando assim, de cada vez mais poder computacional para realização das análises dentro de um tempo hábil. Uma das maneira de contornar tal gargalo é a utilização da computação distribuída, que visa distribuir processos entre diversas máquinas, dessa maneira diminuindo seu tempo de execução.

O tutorial abaixo trata da instalação do LAM-MPI em ambientes Linux. Façam bom proveito :)

Livros sobre cálculo

A bioinformática é formada pela genética molecular, computação e matemática.
Na minha opinião, a parte mais complicada de aprender é são as questões e provas matemáticas.

Baseado nisto, pesquisei na internet algumas páginas sobre cálculo e questões do genero, e separei três e-books disponíveis livremente.

PHYLIP

Criado e mantida por um dos principais autores e pesquisadores da Área, Joe Felsenstein, o pacote PHYLIP é um conjunto de softwares para estudos de filogenias.

Este software é recomendado a todos os interessados na área de filogenias, desde os usuários finais dele até estudantes que pretendem aprender como funcionam seus algoritmos.

Nodules, nitrogen and nature: Rhizobial genome sheds light on biology and evolution

Foi divulgado na página do Wellcome Trust Sanger Institute um estudo sobre o estudo dos genomas de bactérias que fazem a fixação do nitrogêncio.
Foi apresentada como pequenas difereças nos seu genomas, principalmente como a inclusão de plasmídeos, podem tornar bactérias inofensivas em seres patogenicos.

Parsing Compass files with Python

Uma classe em Python que escrevi que executa o compass e le os valores do alinhamento de duas sequencias.
Tabém bem útil para quem quer começar a estudar a linguagem python.

Benchmarking ortholog identification methods using functional genomics data

Neste trabalho Hulsen e colaboradores buscam avaliar a eficiência de diferentes metodologias de identificação de ortologias, através da validação dos ortólogos identificados com informações de genômica funcional.

A identificação de ortólogos tornou-se uma ferramente de uso corriqueiro na genômica comparativa e na anotação funcional de genes e genomas, devido a características particulares desta classe de homólogos.

GOLD - Genomes Online Database

Devido aos diversos avanços em Biotecnologia, atualmente existem um grande número de genomas completos, e um número crescente de projetos de sequenciamento em andamento. Acessar todo esse material a partir de um único ponto é interessante para estudos de genômica comparativa, por exemplo. Esse endereço fornece uma lista dos genomas já completos, e dos projetos em andamento, assim como uma série de outras informações relacionadas. Esse banco de dados recebeu uma nova versão atualmente, relatada no artigo abaixo.

Técnicas para Comparação e Visualização de Similaridades entre Seqüências Genéticas

Uma introdução sobre as técnicas de comparação de seqüências genéticas.

Abrange principalmente as técnicas com matrizes de valores, alinhamentos globais e locais.
Também apresenta algoritmos para visualização de similaridades entre seqüências genéticas.
Recomendado para quem está iniciando na Bioinformática e pretende conhecer um pouco sobre as principais técnicas.

Genomica Comparativa dos Trytrips

Artigo publicado na Science sobre a comparacao genomica feita apos o sequenciamento do T.cruzi T. brucei e L. major.

Syndicate content