Web page

Introduction to Algorithms - Lecture Notes

No desenvolvimento de soluções para problemas na bioinformática são utilizados diversos algoritmos e estruturas de dados, podendo citar: as tabelas hash, árvores e comparações de seqüências.
O conhecimento do funcionamento destes algoritmos e estruturas de dados se faz necessário para se fazer a melhor escolha para o uso ou implementação deles.

O livro Introduction to Algorithms, é uma coletância dos principais algoritmos existentes, com uma explicação sobre cada um deles.

Caso deseje conhecer o conteúdo do livro e suas notas de aula, recomendo a leitura das suas notas de aula.

PHYLIP

Criado e mantida por um dos principais autores e pesquisadores da Área, Joe Felsenstein, o pacote PHYLIP é um conjunto de softwares para estudos de filogenias.

Este software é recomendado a todos os interessados na área de filogenias, desde os usuários finais dele até estudantes que pretendem aprender como funcionam seus algoritmos.

Literatura diversa sobre Linux

Essa página contém uma série de .pdf's e textos sobre Linux, e configuração dos mais diversos aspectos do mesmo. Vale a pena dar uma olhada, tanto os usuários avançados quanto os iniciantes.

Bom proveito :)

BioJava

O projeto BioJava visa a criação de uma biblioca para a linguagem Java com as principais operacionalidades necessárioas na bioinformática, como a operação com formatos de arquivos, armazenamento de seqüências e alinhamentos, criação de alinhamentos e invocação de outros softwares.

Na página há tutorial, livros de receitas e também listas de discução.

Se gostas da linguagem java, recomendo utilizar a biblioteca BioJava para trabalhos em bioinformática.

Scalable Informatics lança Scalable HMMer

A empresa Scalable Informatics lançou o Scalable HMMer, versão que segundo a empresa promete ser 1.6 a 2.5 vezes mais rápida que o HMMer tradicional. Quem já utilizou Hidden Markov Models reconhece sua utilidade na busca de seqüências similares, mas também há de reconhecer que existe um custo computacional respeitável a ser contabilizado. Só resta aos interessados testá-lo ;)

O download do fonte e dos binários encontra-se aqui.

Genome doesn't start with 'G'

Foi anunciado hoje na página do Wellcome Trust Sanger a finalização do sequenciamento do cromossomo 1 do genoma humano.

A principal curiosidade, é que foi verificado que o genoma humano não começa com "G", ou seja, a primeira base não é "G", mas sim "C".

Segundo publicado, mais que 5% deste cromossomo é duplicado e pode prover material para evolução de novas funções. Ou seja, o próprio genoma provê métodos para a sua evolução.

Para ler o anúncio completo,

Curso online de PERL

Este curso de online é oferecido pela Universidade de Israel. É constantemente atualizado, e faz parte de um curso presencial, oferecido na Universidade de Rehovot.

Clique aqui

Finding coding regions in DNA sequences

Um tutorial explicando uma técnica para encontrar regiões codificantes através do bias dos códons.
Bem interessante e boa introdução a linguagem perl.

Leia este tutorial: aqui.

Leia os outros tutoriais do mesmo curso em http://genome.imim.es/courses/Madrid04/.

Syndicate content